top of page
Buscar

O percurso dos Sete Vales Suspensos - O caminho do paraíso no Algarve

Atualizado: 8 de nov. de 2023

Prepare o calçado e a máquina fotográfica porque o Gingers Aventuras de hoje vai te levar em uma trilha desmlubrante pelos cartões postais do Algarve. Preparados?! Juntem-se à nós!😉


Que a Praia da Marinha é uma das mais conhecidas e mais bonitas do Algarve não há dúvidas, mas você sabia que ela também é o ponto de partida (ou de chegada) de um dos percursos mais fascinantes de Portugal?


Praia da Marinha

Praia da Marinha


Pois é, eu e o Tom estávamos de viagem marcada para assistir de perto à uma corrida de carros no autódromo de Portimão, quando decidimos que iríamos esticar um pouco mais o passeio e explorar um pedacinho da costa Algarvia.


A primeira vez que eu ouvi falar sobre o Percurso dos Sete Vales Suspensos foi por meio da minha amiga Lisa, que nos recomendou o passeio. E é claro que lá fomos nós, conferir de perto essa trilha pelas praias paradisíacas do sul de Portugal.


O Percurso pode ser feito da Praia do Vale de Centeanes à Praia da Marinha ou vice-versa. Optamos por começar a caminhada por aquela que realmente faz jus ao título de uma das praias mais belas do Algarve, a Praia da Marinha. Deixamos o carro no estacionamento em frente à praia e seguimos em busca de mais uma aventura.


Mapa Percurso Sete Vales Suspensos

Percurso entre a Praia de Vale de Centeanes à Praia da Marinha


Ainda estávamos em abril, mas as temperaturas já rondavam os 25 graus. Por isso, caso façam o Percurso nesse altura do ano (primavera/verão) não se esqueçam de levar protetor solar, chapéu e óculos de sol!


O trajeto é bem demarcado e de fácil acesso. Se estende por 5.7km de muito encanto e de uma beleza singular.


Praia da Corredoura Algarve

Praia da Corredoura


O Percurso desenvolve-se ao longo de uma encosta que, ao longo dos anos, foi sendo esculpida pelas águas que desembocam acima do nível do mar, formando os chamados vales suspensos.


Entre subidas e descidas, por um terreno pedregoso e árido, não perdemos de vista as gloriosas falésias do Algarve e suas praias de areia dourada e água cristalina.


Contudo, a melhor surpresa encontra-se escondida pelo caminho. Observe ao seu redor e tenha cuidado para não tropeçar! Olhe para o chão! Uma cratera! Apresento a vocês os famosos algares, verdadeiros buracos que, na verdade, constituem o topo das "grutas" que se formaram há milhões de anos, em decorrência da penetração das águas no solo, e que servem como habitat para diversas aves da região.


Algarve Algar

Algar


Os algares, atração especial desse percurso encantador, geralmente estão sinalizados e protegidos por uma cerca de madeira, como mostra a foto abaixo. Mas todo cuidado é pouco, portanto, preste atenção e não ultrapasse as barreiras de segurança.


Algarve Lagoa Algar

Continuamos o belissímo trajeto até chegar à Praia de Benagil, onde encontra-se o algar mais famoso de Portugal e, quiçá, da Europa, o Algar de Benagil.


Se você já pesquisou na internet pela palavra "Algarve", provavelmente se deparou com a foto de uma gruta, a famosa Gruta de Benagil, ou também como é conhecida em Portugal, o Algar de Benagil.


Esse cartão postal da região da Lagoa esteve por anos na minha bucketlist de Portugal e merece ser estrela de um post próprio, pelo que, por agora, vocês ficarão apenas com um gostinho da beleza estonteante desse lugar.


Algar de Benagil Gruta de Benagil

O Algar de Benagil visto de cima.


A verdade é que pretendíamos continuar o trajeto até a Praia do Vale de Centeanes, mas a graciosidade desse algar mudou todo o nosso roteiro.


O mais incrível de viajar e explorar o mundo é que os nossos planos estão constamente a mudar. Nada é estático. Tudo é movimento. E está tudo bem não finalizar uma rota planejada. Nunca se sinta obrigado a terminar um percurso apenas porque o começou. Lembre-se que, muitas vezes, vivenciar o trajeto é mais importante do que chegar até o fim. Ou, como diz Ana Vilela: "Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu. É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu."


Bom...para nós o Percurso dos Sete Vales Suspensos se encerrou por aqui, com direito a um almoço delicioso, com uma vista esplêndida e a melhor sangria de Portugal. Mas isso...isso será cena dos próximos capítulos. Por agora importa dizer que o Percurso dos Sete Vales Suspensos (ou melhor, a parte que percorremos dele 😅) é digno do selo de aprovação dos Gingers Aventuras!


Algarve Percurso Ste Vales Suspensos

Beijo grande, fica com a gente e até semana que vem! 😘

 
 
 

Commentaires


©2024 Gingers Aventuras

bottom of page